I Iscalino - Festival de Tunas Mistas, O rescaldo




No passado 19 de Março de 2009, a Tuna Iscalina iniciou-se na organização de Festivais.

Este, iniciou-se com a chegada das Tunas ao ISCAL. Durante a tarde estas foram chegando, animando todos os que passavam por aquele Instituto.
A hora da verdade aproximava-se, o Fórum Lisboa muito bem composto, ansiava pelo inicio do Certame. Este composto por quatro Tunas a concurso, uma convidada e a Tuna Organizadora. Passando a citar, Tuna Económicas, ESTAtuna, Quantunna, K & Batuna, Tuna Camoniana " In Vino Veritas" e Tuna Iscalina.

O início do Festival dá-se com a Tuna Camoniana, tocando três temas, que muito animaram o público. Dando assim, o melhor começo neste I Iscalino - Festival de Tunas Mistas.

De seguida, a Tuna Económicas. Esta mostrou mais uma vez a sua qualidade. Tendo muito forte os seus pandeiretas e bandeiras. Conseguindo uma boa actuação.

A segunda Tuna a concurso vinha de Abrantes, a ESTAtuna. Uma actuação bem conseguida, muito forte. Conseguindo agarrar o público. Mostraram um espectáculo ecléctico e consistente.

Antes do encerramento da primeira parte, a Tuna da casa faz a sua primeira aparição. Tocando duas músicas. A Lisboa eu sou, tocada pela primeira vez em palco, e o seu instrumental.

Após o intervalo, era a vez da Quantunna. Esta vinha de uma vitória de um Festival Misto na mesma semana. As expectativas eram grandes, mas a sua actuação não foi das melhores. Para quem os conhece, sabe bem, que são capazes de muito melhor.

Para concluir o concurso, a K & Batuna. Uma actuação de grande qualidade musical, de muita alegria. Uma postura em palco muito forte. Captando desde cedo a atenção do público.

O encerramento ficou a cargo da Tuna da casa, esta apresentou-se em palco com a "velha guarda", dando um toque muito familiar, na conclusão deste I Iscalino - Festival de Tunas Mistas.

A Festa continuou no Real República de Coimbra.

No dia seguinte, acontecia o rally tascas, percorrido apenas pela Tuna Económicas e K & Batuna, existindo ainda dois elementos da Tuna Camoniana, bem como, da Quantunna.

O Convívio, realizou-se no ISCAL.

O júri deliberou no dia 19 de Março de 2009:
Melhor Pandeireta - Tuna Económicas
Melhor Bandeira - Tuna Económicas
Melhor Instrumental - K & Batuna
Melhor Solista - ESTAtuna
Melhor Serenata - K & Batuna
"Menção Honrosa" - K & Batuna, pela sua actuação e vivacidade
Melhor Tuna - ESTAtuna

No dia 20 de Março de 2009 foi deliberado:
Prémio TTT (Tuna Todo-o-Terreno) - K & Batuna
Tuna + Tuna - K & Batuna

A Organização encontra-se de parabéns. Todos os intervenientes, felicitaram a Organização pela qualidade do seu primeiro Festival.

A organização congratula todos, desejando votos de até para o ano. Até o II Iscalino - Festival de Tunas Mistas

23-03-2009

Rúben Gil - Colaborador PTunas

Mensagens populares