XI Mistuna - Reportagem


Nos dias 17 e 18 de Abril participámos no MISTUNA 2010, I Festival de Tunas Mistas da Universidade do Algarve, organizado pela Real Tuna Infantina, em Faro. Partimos da nossa bela faculdade às 9h rumo ao nosso destino. Pelo caminho, parámos na estação de Aljustrel. onde o nosso Puto Telmo continuou a sua promessa de arranjar uma nova alcunha a cada sítio que vai. Desta vez ao tentar pular a cerca de um parque infantil, tropeçou e malhou. Com este acontecimento engraçado, ficámos a saber que o Telmo nunca vai pular a cerca, por isso mulheres de Portugal Continental e Ilhas, ponham-se na fila para agarrar este homem! Entretanto encontrámos um senhor idoso peculiar que nos ensinou como antes se cortejava as raparigas e aproveitámos para tirar uma foto para relembrar o momento. Retomámos o nosso caminho e apesar de algumas peripécias pelo caminho, como termo-nos perdido por caminhos rurais, lá chegámos ao Campus de Gambelas( local do festival), onde nos esperavam as nossas 2 belas guias, Féfé e Civil, que nos encaminharam para o refeitório para almoçarmos.
Finda a saborosa refeição, fomos para uma esplanada cantar as nossas músicas e hidratar a garganta. Após este convívio, dirigimo-nos ao auditório onde efectuámos o nosso check sound para prepararmos a actuação. Realizado o check sound, os nossos 2 burros, Caga-Tacos e Martelo, tiveram a grandessíssima honra de se tornarem caloiros da ISCALINA. Parabéns a ambos!
Com a hora da actuação a aproximar-se, fomos jantar e durante a refeição o nosso magister realçou que devemos estar todos juntos e que na tuna interessam todos e não há individualidades.
O festival teve início pouco depois das 21h30 e contou também com a participação da Escstunis, Tu Na D’ESTES e TAISCTE.
Com menos de metade dos lugares ocupados na plateia, a escstunis abriu o festival e iniciou a sua actuação com o original “Sonhando”, seguido da adaptação do conhecido tema de Carlos Paião “Playback” e da sua serenata original “Sentença”. Seguiu-se o instrumental “Padrinho” e terminaram com mais um tema original “Silêncio do Tom”. A escstunis apresentou-se em bom plano com principais destaques para a dinâmica imposta em palco pelas múltiplas coreografias das suas pandeiretas e porta-estandartes e também pela apresentação do seu espectáculo na forma de entrevista que conseguiu arrancar algumas gargalhadas ao público.

A seguir foi a nossa vez e iniciámos a actuação com o tema original “Lisboa Eu Sou”, seguindo-se o conhecido tema de Zeca Afonso “Vejam Bem”. Seguiu-se o instrumental original “Tasca do Mendes” e mais um original “Valsa Lusa” desta vez interpretado pela nossa solista Susana Santos – “Fofinha”. Para finalizar a actuação foram interpretados os temas Zacarias (o nosso hino) e o tema popular dos Adiafa “Oh Ana”, uma bonita despedida para a nossa actuação. De realçar a primeira vez da nossa caloira Caga-Tacos a saltar pandeireta, parabéns miúda, estiveste muito bem!

A Tu Na D’ESTES foi a tuna seguinte subir ao palco, iniciando a sua actuação com o tema “Fado Português” celebrizado por Amália Rodrigues e mais tarde por Dulce Pontes, desta vez interpretado de forma superior pela solista de serviço Sílvia Vaz. Seguiram-se os temas “Canção de Embalar” de Zeca Afonso, o original “Eterno Beijo” e a adaptação do tema “Homenzinho” da Banda do Casaco (1974). A Tu Na D’ESTES encerrou a sua actuação com o animado tema “Ressaca” original da extinta Tuna da Associação Académica de Viseu da Universidade Católica Portuguesa.

Após o intervalo, subiu ao palco a TAISCTE, a última Tuna a concurso que iniciou a sua actuação com o seu habitual “Instrumental Celta”. Seguiu-se o original “Ode Lusitana”, o tema “O Renascer do Trovador” e uma adaptação de um poema de Sofia de Mello Breyner intitulado “Quando”. Seguiu-se o original “Alma” e para finalizar a actuação com um cheirinho a Lisboa interpretaram o tema “Marcha da Noite de Stº António” interpretado pela sua solista Carla Mendes. Foi uma actuação de grande qualidade com a particularidade de todos os elementos em palco envergarem um instrumento e com principais destaques para a qualidade dos arranjos vocais e para a dinâmica rítmica imposta pelas suas excelentes percussionistas.
Enquanto o júri se retirava para deliberar teve lugar uma actuação do Cancioneiro do Grupo Folclórico de Faro que interpretou vários temas musicais algarvios.

Para finalizar as actuações subiu ao palco a tuna anfitriã. A Real Tuna Infantina apresentou o tema “Cavalo à Solta” de Ary dos Santos, o instrumental “Bandolinata” de Júlio Pereira interpretada de forma exímia pelos seus bandolins BB e Jorge. Seguiu-se uma adaptação do tema “Manhã de Carnaval” de Luís Bonfá e António Maria (1959), finalizando a actuação com o tema “Luar Algarvio”.


No final o Júri do Mistuna 2010 decidiu:
* Melhor Arranjo Vocal: TAISCTE
* Melhor Pandeireta: escstunis
* Melhor Solista: TuNa D’ESTES
* Melhor Adaptação: TAISCTE
* Melhor Original: TAISCTE
* Melhor Porta-Estandarte: escstunis
* Melhor Instrumental: TAISCTE
* 2ª Melhor Tuna: escstunis
* Tuna Mais Tuna: Tuna Iscalina (atribuído pela Real Tuna Infantina)
* Melhor Tuna: TAISCTE

Foi um bom espectáculo proporcionado ao público, por isso parabéns a todos. A destacar a bela organização da Infantina e a sua nobre atitude de doar os lucros do Festival ao Serviço de Pediatria do Hospital de Faro. Por tudo isto, só temos a felicitar a Real Tuna Infantina pelo grande Festival e desejamos que este espectáculo se realize por muitos mais anos.
A seguir, fomos pôr em prática o factor R, RAMBÓIA, numa discoteca com as outras Tunas. Cansados, esgotados e dizimados, fomos de encontro ao VDL (Vale dos Lençóis) onde o Dj Almofadinha pôs uns beats que nos fizeram adormecer … Na realidade fomos só dormir ao hotel, um dos melhores em que já dormimos (o único aliás), obrigado mais uma vez Infantina.
Sábado pela fresca(14h da tarde) encaminhámo-nos para a nossa muy nobre capital com votos de um dia regressarmos.
Obrigado e até um dia.
TUNA ISCALINA

Mensagens populares