XI fESTA - Reportagem


Nos dias 24 e 25 de Abril tivemos o grande prazer de participar no XI Festa Cidade de Abrantes organizado pela Estatuna. Antes de partirmos, ensaiámos um pouco e almoçámos. Pelas 13h saímos da nossa bela faculdade com destino a Abrantes onde chegámos pelas 15h,depois de umas belas peripécias como o facto de alguns elementos não conseguirem segurar as suas actividades gasosas, os motoristas de serviço terem o pé pesado, termos sido “perseguidos” desde a entrada da A1 por uma carro da bófia e a motorista da carrinha dos instrumentos ter sido mandada parar e ter dado a volta ao senhor guarda (“Ohh senhor guarda, veja lá bem...”).

Ao chegarmos fomos pôr as nossas malas ao IPJ de Abrantes, onde iríamos pernoitar. Depois de tudo tratado, encaminhámo-nos para o centro histórico de Abrantes onde já estava o nosso guia, Marconi (coitado, nem sabia o que lhe esperava!) e onde já estavam as outras tunas participantes: Real Tuna Infantina, Tu Na D'ESTES e Artuna. Como fazia calor, e só por esse motivo, lá fomos à barraca das imperiais para não nos desidratarmos. Após a nossa bela degustação, em que cheirámos, ouvimos e “masturbámos” os copos antes da prova, divertimo-nos a praxar os nossos caloiros, que mais uma vez provaram estarem à altura de nos fazerem rir, algo muito fácil por sinal.

A hora das serenatas chegou e lá nos aventurámos pelas ruas de Abrantes, sempre a cantar e a alegrar os transeuntes que por nós passavam (tanto desafinanço só podia alegrar as pessoas, presumimos nós). Chegados à bela igreja, sentámo-nos e esperámos pela chegada das outras tunas, visto sermos a última tuna a cantar a serenata. Todas as tunas apresentaram belas serenatas, ao que respondemos com vários aplausos. A nossa altura chegou e com toda a pujança e sentimento cantámos a nossa serenata “ Tu e Eu”. As pessoas presentes presentearam-nos com bastantes aplausos no final, o que nos deixou orgulhosos e ainda mais bem-dispostos. Após a actuação, tínhamos o jantar à nossa espera e como somos homens e mulheres de alimento (no entanto não deixamos de ter barriguinhas de fazer inveja à Shakira) apressámo-nos para a bela cantina da Escola Superior de Tecnologia de Abrantes, faculdade da Estatuna. Lá já se encontrava a Real Tuna Infantina, que nos tinha recebido no fim-de-semana passado no seu festival, Mistuna, e com quem criámos uma boa relação. O jantar estava divinal, logo só temos a agradecer às cozinheiras. Se nos estiverem a ler, OBRIGADO MILFS.
Terminado o jantar, dirigimo-nos a um café e aproveitando uma mini passerelle na esplanada, pusemos os nossos caloiros a desfilar, encarnando vários temas, o que nos proporcionou bastantes gargalhadas. Grande Caloirada!


A hora do espectáculo aproximava-se e o Cine Teatro S. Pedro, local do festival, aguardava-nos. Sendo a última tuna a actuar, sentámo-nos no belo teatro para apreciarmos o espectáculo. Primeiro actuou o Grupo de Tunos de Leiria, a extra-concurso, a quem amavelmente emprestámos o nosso contra-baixo. Carrega Contra-Baixo, tiveste muito bem! Uma bela actuação deste grupo.

A Real Tuna Infantina foi a seguinte e apresentou-se em palco bastante segura, tendo os seus pontos fortes sido o instrumental “ Bandolinada”, de Júlio Pereira e a forte interacção com o público.

De seguida, actuou a Tu Na D'ESTES, proveniente de Coimbra e com quem já tínhamos partilhado o palco no Mistuna. Uma boa prestação, com destaque para a sua solista a cantar Fado Português de Amália Rodrigues e a encenação dos seus pandeiretas na canção “ Ressaca”.

Após um breve intervalo, a Artuna subiu a palco e com um leque elevado de instrumentos e com bastante originalidade, agarrou o público desde o início e demonstrou a força nortenha.

E por último, a grande e maravilhosa Tuna Iscalina. Começámos com o nosso original, Lisboa Eu Sou; seguida do Vejam Bem, a nossa homenagem ao grande Zeca Afonso; a Tasca do Mendes, o nosso instrumental; Zacarias, o nosso hino; a Valsa Lusa, interpretada pela nossa solista Susana “Fofinha” Santos e para terminar Oh Ana. O público gostou e isso é o que nos faz continuar nesta vida tunante, por isso muito obrigado ao público pelos aplausos e palavras de incentivo.

A tuna da casa fechou o espectáculo com grande espírito e grandes músicas, entre as quais Canção de Embalar de Zeca Afonso e Marília Ausente. Um grande final para um grande festival!

Os prémios foram assim decididos:
Melhor Serenata – Tuna Iscalina
Melhor Pandeireta – Artuna
Melhor Instrumental – Real Tuna Infantina
Melhor Estandarte – Tuna Iscalina
Melhor Solista – Tu Na D'ESTES
Tuna do Público – Artuna
Tuna Mais Tuna – Artuna
Melhor Tuna – Real Tuna Infantina

Após a entrega dos prémios, convivemos um bocado com as outras tunas. Mas como o dia tinha sido longo, decidimos ir descansar para domingo andarmos cheios de “tusa”. E assim terminou o primeiro dia em Abrantes …

Domingo acordámos cedo para tomarmos o pequeno-almoço no IPJ. Finda a refeição mais importante do dia e as malas arrumadas nos coches, fomos mais uma vez para o centro histórico, embora haja quem tenha ido para o hospital, a bela da feijoada aguardava-nos para o almoço. De pipa cheia e de sorriso largo por tudo ter corrido bem, despedimo-nos da Estatuna e das outras tunas e encaminhámo-nos em direcção a Lisboa. Mais uma vez, agradecemos o convite da Estatuna e a presença das outras tunas que tal como nós deram o seu melhor durante este fim-de-semana.

Segue-se uma pequena Foto-Reportagem



Até uma próxima, Tuna Iscalina

Mensagens populares