III Tosta Mista - Reportagem


E nada como começar o ano com um festival! Nos passados dias 22 e 23 de Outubro estivemos presentes no III Tosta Mista-Festival de Tunas Mistas da Cidade de Viseu, organizado pela muy nobre Estudantina Universitária de Viseu(EUV) e que teve as seguintes tunas a concurso, além de nós: Tuna Papasmisto, de Portalegre; Viriatuna, de Viseu e Tu Na D'ESTES, de Coimbra.

Apesar do ano lectivo ter começado há pouco mais de um mês, ensaiámos intensamente para dar o nosso melhor e ter uma boa prestação que dignificasse a nossa história(que profundo...).
Pelas 17h30 de dia 22,alguns elementos da Tuna iniciaram o trajecto para Viseu com o nosso grande condutor David. Os restantes elementos só rumariam mais tarde devido a compromissos profissionais e pessoais. Pelas 21h os primeiros elementos chegaram a Viseu,conhecendo as guias que nos iriam acompanhar neste festival, Méli e Cláudia e ainda chegando a tempo de comer a bela da carne com arroz servida generosamente pela EUV.

Como é hábito no primeiro dia de festival, houve a Noite de Serenatas, que teve como palco a Praça da República,com a fachada da Câmara de Viseu como pano de fundo. Nas serenatas participaram as tunas a concurso e ainda o Real Tunel Académico, que deu um toque viseense ao festival! Infelizmente não participámos na Noite de Serenatas, por escassez de elementos. Mas este pequeno imprevisto não nos tirou a alegria, e após a chegada dos elementos que faltavam, percorremos as ruas da Sé de Viseu e visitámos alguns bares para prova de bebidas alcoólicas, terminando a noite na discoteca NB para dar um pézinho ou 2 de dança. Após a demonstração de como não se deve dançar em discotecas(ouviste Telmo?), fomos para a caminha ouvir as batidas do Dj Almofadinha(um muito obrigada aos donos da pensão pela hospitalidade e simpatia com que nos receberam).O grande festival esperava-nos no dia seguinte.

Apesar do cansaço, acordámos pelas 11h e deslocámo-nos à cantina da Escola Superior de Tecnologia de Viseu para enfardar o belo do almoço! Após a bela degustação, nada como praxar os nossos caloirinhos,afinal eles só servem para praxar e carregar os instrumentos(ai de algum que ligue para a APAV!!). Seguidamente, juntámo-nos com as outras tunas num percurso animado e cheio de música pelo Togas Bar, Momentus Café e Estudantino Café. A tarde acabou no Estudantino Café(sede da EUV) onde se realizou o lanche, com a famosa Tosta-Mista Gigante, seguido do jantar também no Estudantino. Em seguida, começámos a preparar-nos para a actuação, que iria ocorrer na Aula Magna.

Fomos a última tuna a concurso a actuar e apresentámos o seguinte alinhamento: primeiro, o nosso belo original "Lisboa Eu Sou"; a nossa adaptação do grande Zeca Afonso,"Vejam Bem";o nosso instrumental, dedicado à bela tasca por detrás da nossa faculdade, "Tasca do Mendes"; outro original,"Valsa Lusa", cantada pelo nosso solista Rúben "Ninja" Gil; o nosso hino, "Zacarias" e acabámos a actuação com o hit tunante, "Oh Ana". Tivemos uma boa prestação apesar do pouco tempo de ensaios, por isso estamos todos de parabéns. O festival encerrou com a actuação da EUV que, orgulhosa do sucesso conseguido, animou o público presente. Finda a actuação da tuna organizadora, foram chamados a palco os responsáveis de cada tuna para entrega dos prémios.

O júri deliberou:
.
Melhor Serenata: Viriatuna
Melhor Solista: Tu Na D'ESTES
Melhor Porta-Estandarte: Tuna Iscalina
Melhor Pandeireta: Viriatuna
Prémio Tuna Mais Tuna : Tuna Papasmisto
Melhor Instrumental: Viriatuna
Melhor Adaptação: Tu Na D'ESTES
2ª Melhor Tuna: Viriatuna
Melhor Tuna: Tu Na D'ESTES

Muitos parabéns à Tuna Papasmisto, Viriatuna e Tu Na D'ESTES pela alegria e brilho que deram a este festival e que contribuiu para que este fim-de-semana fosse uma grande festa!

Findo o festival, as tunas juntaram-se na discoteca NB para mais uma noite animada até às altas horas da madrugada. Cansados e com o sentimento de dever cumprido, fomos mais uma vez ouvir o grande Dj Almofadinha. Domingo, após mais um almoço oferecido pela Estudantina, encaminhámo-nos para Lisboa. Além dos parabéns já dados às outras tunas presentes, queriamos agradecer à Estudantina Universitária de Viseu o grande festival que nos proporcionou, muito obrigado amigos! E claro, queríamos agradecer às nossas fantásticas guias que nos aturaram,vão para o céu de certeza!
.
Obrigado e até uma próxima,
Tuna Iscalina

Mensagens populares