II Iscalino - Reportagem


O Cine-Teatro Tivoli em Lisboa acolheu no último sábado, dia 2 de Abril de 2011, o II ISCALINO - Festival de Tunas Mistas organizado pela muy nobre Tuna Iscalina. Este II ISCALINO teve como tema: "Grande Homenagem a Fernando Tordo" e apoiou a Casa SOL, tendo durante as últimas semanas antecedentes ao festival sido angariados no ISCAL( faculdade da Iscalina) vários alimentos e brinquedos para entregar às crianças da referida Instituição.

O Festival contou com a presença das seguintes Tunas a concurso:

• Real Tuna Académica NeOlisipo, Tuna da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa
• Real Tuna Infantina, Tuna Académica Mista da Universidade do Algarve
• Estatuna, Tuna da Escola Superior de Tecnologia de Abrantes
• Estudantina Universitária de Viseu
• Tu Na D'ESTES, Tuna Académica da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra

Antes do festival,as tunas divertiram-se e conviveram no Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa e depois de jantarem, dirigiram-se para o Tivoli em clima de grande festa.

A primeira Tuna a pisar o palco do Tivoli foi a Real Tuna Académica NeOlisipo que iniciou a sua actuação com o tema "Balada de um Banco de Jardim" dos Azeitonas, seguindo-se "Lisboa à Noite" de Amália Rodrigues / Fernando Santos / Carlos Dias e "Passion" de Rodrigo Leão interpretado pela solista Ana Martins. Apresentaram ainda o instrumental "Libertango" de Astor Piazzolla terminando com o original "Na Bruma".

Seguiu-se a Real Tuna Infantina que apresentou "Cavalo à Solta" do homenageado Fernando Tordo, a estreia do tema "A Estrada do Monte" dos Madredeus, o instrumental "Bandolinata" de Júlio Pereria e "Manhã de Carnaval" (1959) de Luiz Bonfá e António Maria na voz da solista Dina. Terminaram a actuação com o original "Luar Algarvio".

A terceira Tuna a actuar foi a Estatuna que iniciou a actuação com "Menina que não disse nada" da Tuna Templária, seguindo-se "Prima da Chula" dos Trovante na voz do solista "Pepas" com um prelúdio de "Rock Shock". Prosseguiram com o instrumental original "Caipirinha", seguindo-se uma adaptação musical do poema de Bocage "Marília Ausente", "Canção de Embalar" de Zeca Afonso e terminando com o hino "Estatuna".

Depois de um breve intervalo, subiu ao palco a Estudantina Universitária de Viseu que apresentou os temas "Bem bom" e "Amanhã de Manhã", ambos temas das Doce e a serenata original "Aqui" na voz do solista Hermínio Dias. Prosseguiram com um instrumental "Medley de Júlio Pereira", o original "Vultos", "Menina Caloira" da Copituna d' Oppidana, terminando com a "Tourada" do homenageado Fernando Tordo.

A última Tuna a concurso foi a Tu Na D'ESTES que iniciou a sua actuação com um instrumental com leitura de um excerto de um poema musical do homenageado Fernando Tordo "Lisboa de Feira", seguindo-se "Fado Português" de Amália Rodrigues / Alain Oulman / José Régio na voz da solista Sílvia Vaz. Foram ainda interpretados "Canção de Embalar" de Zeca Afonso, a serenata original "Eterno Beijo", a adaptação do tema do Cirque du Soleil "Alegria" e terminando com a "Ressaca" da extinta Tuna Académica da AA da UCP de Viseu.

Enquanto o júri tomava as suas decisões, fizemos uma pequena actuação, começando com o nosso original "Lisboa eu Sou", "Vejam Bem" de Zeca Afonso, o instrumental "Marcha do Campo Pequeno", o original "Valsa Lusa" na voz do nosso Rúben "Ninja" Gil e terminando com o hino "Zacarias",já com os nossos antigos elementos em palco e com o público a delirar e a acarinhar-nos com uma enorme salva de palmas.

No final o júri composto por Alexandre "Bijoux" Magalhães (antigo Iscalina), Rute Achega (TAESEAH), Bruno Dias (EAISEL/EUL), Frederico Silva (K&Batuna) e Pastel (TUIST) deliberou:


- Melhor Pandeireta: Real Tuna Infantina
- Melhor Porta-Estandarte: Estatuna
- Melhor Solista: Real Tuna Académica NeOlisipo
- Melhor Serenata: Estudantina Universitária de Viseu
- Melhor Instrumental: Estudantina Universitária de Viseu
- Tuna Mais Tuna: Estudantina Universitária de Viseu
- 2ª Melhor Tuna: Estatuna
- Melhor Tuna: Real Tuna Infantina (prémio entregue pela mão do próprio Fernando Tordo)

A Festa continuou pela noite dentro nas instalações do ISCAL com convívio entre as Tunas à semelhança do que tinha acontecido durante toda a tarde,até que o cansaço chegou e fomos todos ouvir as batidas do Dj Almofadinha.

Domingo realizou-se um almoço meio despedida/meio convívio onde se comeu os belos dos frangos assados do Pingo Doce!

Agradecemos a todas as Tunas presentes,às pessoas que foram ao Tivoli ver o nosso fantástico festival,ao Fernando Tordo por nos ter agraciado com a sua presença, aos elementos da K&Batuna por toda a ajuda, aos Iscalina Old School(antigos elementos) por estarem presentes e parabéns a nós,por tudo ter corrido bem. Até para o ano, até ao III Iscalino!

Obrigado e até uma próxima,

Tuna Iscalina


Mensagens populares