XII fESTA - Reportagem


Decorreu nos passados dias 29 e 30 de Abril o XII fESTA - Cidade de Abrantes, Festival de Tunas Mistas organizado pela Estatuna, Tuna da Escola Superior de Tecnologia de Abrantes, o qual estivemos muito prazer em participar pelo 2º ano consecutivo.
O Festival contou com a presença das seguintes Tunas,além de nós, a concurso:

- Real Tuna Infantina, Tuna Académica Mista da Universidade do Algarve
- Vicentuna, Tuna da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
- Tum'Acanénica, Tuna Mista da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria

O Festival contou também com a participação extra-concurso da centenária Tuna do Liceu de Évora.

Na noite de sexta-feira passámos por alguns bares de Abrantes para degustar o belo do cai-bem. Claro que alguns elementos se entusiasmaram e acabaram a noite mais que alegres,quem quiser saber mais pormenores, é só mandar um mail a pedir fotos e vídeos (p.s: não aceitamos solicitações de pais,namorado(a)s e esposo(a)s dos visados).
O Festival propriamente dito decorreu no sábado 30 de Abril no Cine-teatro S. Pedro em Abrantes tendo início por volta das 21h45 e teve como tema "Tributo ao Festival da Canção".

A abertura do Festival ficou a cargo da Tuna do Liceu de Évora que apresentou os seus instrumentais originais "Júlia Execratus" e "Improviso", seguido de Lord of the Dance "Duelo de Violinos" que na realidade foi duelo de bandolins. Interpretaram ainda "Bubamara" de Emir Kusturica, terminando a sua actuação com o seu "Hino".

A 1ª Tuna a concurso a subir a palco foi a Vicentuna que iniciou a sua actuação o tema "Sozinho" de Caetano Veloso cantado a cappella seguindo-se Leitaria Garrett de Vitorino com a habitual recriação e encenação dos sons do chiado em 1904 pelo meio. Seguiu-se o instrumental "Tanto mar" de Chico Buarque e o original "Lisboa das Cantigas" interpretado pela solista Marijuana. Terminaram com o tema "Xácara das Bruxas Dançando" dos Trovante com uma coreografia original dos bombos.

A 2ª Tuna a actuar foi a grandiosa e fantástica (modéstia à parte) Tuna ISCALINA. Começámos com a nossa serenata original "Tu e Eu" seguindo-se mais um original "Lisboa eu sou",a nossa adaptação da grande música de Zeca Afonso,"Vejam Bem",o nosso instrumental original "Marcha do Campo Pequeno",alusivo à proximidade da nossa faculdade com a Arena do Campo Pequeno, e o belíssimo tema original "Valsa Lusa", interpretado pelo nosso solista Rúben "Ninja" Gil. Terminámos com o nosso hino "Zacarias" saindo ao som de "Vou-me embora, vou partir".

Após o intervalo subiu ao palco a Real Tuna Infantina que iniciou a sua actuação com a serenata original "I Acto" na voz dos solistas Jorge e Dina, seguindo-se "Cavalo à Solta" de Fernando Tordo/Ary dos Santos uma vez mais na voz do solista Jorge. Apresentaram ainda "Estrada do Monte" dos Madredeus e o instrumental "Bandolinata" de Júlio Pereira. Seguiu-se o tema "Manhã de Carnaval" de Luiz Bonfá e Antônio Maria interpretado na voz da solista Dina, terminando ao som do seu original "Luar Algarvio".

A última Tuna a concurso a subir a palco foi a Tum'Acanénica que iniciou a sua actuação com o tema "A Festa da Vida" de Carlos Mendes (vencedora do Festival da Canção em 1972), seguindo-se o original "Só por amor", o instrumental "Celtibera" de Júlio Pereira e o tema "Alfama" de Madredeus interpretado em dueto pelos vinhateiros (caloiros) solistas Rabibi e Milhafre com destaque para a bela voz desta última "ave de rapina". Terminaram com o original "Fonte das 3 bicas" e saindo de palco ao som uma vez mais da "Festa da Vida" mas com uma adaptação da letra para "A fESTA de Abrantes".

Enquanto o júri deliberava, subiu a anfitriã, a Estatuna que iniciou a actuação com "A Luta é Alegria" dos Homens da Luta, música recém-vencedora do Festival da Canção, seguindo-se "A Prima da Chula" na voz do solista Pepas e a adaptação musical original do poema de Bocage "Marília Ausente". Interpretaram ainda "Canção de Embalar" de Zeca Afonso.

No final da noite o júri composto por José Rosado (Tuna Templária de Tomar), Miguel de Brito "Jardineiro", Tiago Godinho "Torinhas" (Scalabituna), "Esferinha" (Instituna) e Bruno Dias (Estudantina Académica do ISEL) deliberou:

* Melhor Instrumental: Real Tuna Infantina
* Melhor Serenata (em palco): Tum'Acanénica
* Melhor Porta-Estandarte: Vicentuna
* Melhor Solista: Real Tuna Infantina
* Melhor Pandeireta: Vicentuna
* Tuna do Público (votação do público): Vicentuna
* Tuna mais Tuna (atribuído pela Estatuna): Real Tuna Infantina
* Prémio Festival da Canção: Real Tuna Infantina
* Melhor Tuna: Real Tuna Infantina

A noite do Cine-teatro S.Pedro terminou ao som do hino da Estatuna, embora a fESTA prosseguisse pela noite fora na cervejaria Aquapolis.
Muitos parabéns à Estatuna pelo seu XII fESTA e a todas as tunas presentes pela verdadeira FESTA que este festival foi!

Obrigado e até uma próxima,

Tuna Iscalina

Mensagens populares